Lado B, meu preferido.

Um dos melhores discos do Pink Floyd na minha opinião.
Um dos melhores discos do Pink Floyd na minha opinião.

Na indústria musical  lado A e lado B são expressões relacionadas aos discos de vinil, os “bolachões” que se tornaram artigo vintage para colecionadores em tempos de tecnologia digital. Os discos de vinil precisavam ser trocados de lado, por isso lado A e lado B. Lembro-me com certa nostalgia o dia em que meus pais trouxeram pra casa nosso primeiro toca discos, a partir daí minha compreensão de mundo começou a ser dividida, assim como os vinis, em lado A e lado B.

Não demorou muito para perceber que as rádios tocavam, incansáveis, as músicas do lado A, preterindo as do lado B. Coincidentemente ou não, foi nessa mesma época que comecei a compreender algumas leis do Mercado. Através da indústria musical,  entendi que o privilégio está naquilo que é comercializável e lucrativo. As músicas do lado A eram sempre as “comerciais” e isso nem sempre era sinônimo de má qualidade, apenas, eram aquelas mais facilmente consumidas. As do lado B, por outro lado (trocadilhos à parte, heheh) eram aquelas que me levavam à introspecção, à contemplação, aquelas que me faziam “furar o disco”.  No site da Wikipedia diz-se do lado B que era composto  por “canções diferenciadas, experimentais, alternativas. […] Muitos artistas, grandes compositores e cantores, por exemplo, já declararam que em seus discos de vinil o B-side era o seu lado autêntico, a sua essência.[…] B-side remete ao não comercial, ao alternativo, a segunda face de alguma coisa, a diversidade, espontaneidade, ao lado oposto e ao lado bom “.

Bem, o que tem isso a ver este blog? Tudo! Mas já aviso: este não é um blog de música até porque, estaria fadado ao fracasso.

O lado B que apresento aqui tem a ver com aquela frase ali de cima, o não comercial, o alternativo, a segunda face de alguma coisa, a diversidade, espontaneidade, o lado oposto e o lado bom . 

Pronto, tá explicado! Este blog é um espaço onde pretendo apresentar algumas elucubrações minhas sobre a maneira como enxergo o mundo. Percepções de alguém que nunca foi muito “ajustada” no lado “certo” da vida (WTF?!), que, curiosa, desde cedo quis conhecer o outro lado.

De fato, o que mais me interessa é como os dois lados se relacionam, o que os produz ou os mantém. Vejo desequilíbrio entre os lados por todo lado: guerras, fome, maus tratos, preconceito, violência, intolerância. Em todos estes fenômenos existe um lado vulnerável, fragilizado e que muitas vezes nem se percebe como tal, sem voz, pequeno diante da grandiosidade do sistema que o produz.

Comecei falando de música (o belo) e acabei falando de fenômenos sociais (o feio). Poucos são os que querem falar sobre o feio. Olhar pro feio é admitir que ele existe e se ver impelido a fazer algo. As vezes eu queria ser daquelas pessoas que se contenta em filtrar o olhar, optar por ver somente o que apetece. Mas, não é o caso. A mim, sempre interessou o feio, todos os meus caminhos me levaram a isso. Meu trabalho me possibilitou enxergar o que está por trás das cortinas e o que eu vi está longe de ser bonito.

No entanto, o lado B, embora menosprezado pelo mercado, tem na espontaneidade e autenticidade seu maior trunfo. E está aqui o fato deste ser o meu preferido. Nesta analogia, o lado que é rejeitado, submetido às piores condições, tem em si uma capacidade incrível de se refazer, de criar e de ressignificar as dores e dissabores da sua condição. Nem sempre acontece, mas quando acontece é incrível e poderoso.

É sobre tudo isso que quero falar. Não será hoje, pois assim como este blog, também estou no início de uma caminhada. As ideias ainda estão confusas, meu pensamento está caótico, quase tudo é novidade. Está aí a função deste canal, escrever e divulgar ideias para tentar organizá-las e achar, no meio desse caos, respostas.

Sejam bem vind@s!

Eis uma lista interessante do nosso inesquecível Maluco Beleza, que por si só é um grande exemplo de quem andou sempre na contra-mão.

Deixe um comentário

